22 de fevereiro de 2010

O Carnaval

Competência específica: Escrita.
Descritores de desempenho: Planificar textos de acordo com o objectivo; Redigir o texto: elaborar um texto informativo sobre o Carnaval.
Experiências de aprendizagem: Desenvolver um Ciclo de Escrita:

I - Facilitação processual na planificação
.
- Em pequenos grupos, registar na ficha “Actividades de pré-textualização” as ideias ou informações para colocar no texto “O Carnaval”, tendo por base a chuva de ideias, a realização de pesquisas, a memória do último Carnaval na escola, etc.

- Em grupo turma e com a colaboração da professora, agrupar por categorias os elementos listados anteriormente na ficha “Organização da Informação”.
II - Reflexão sobre a escrita na planificação
- Cada grupo inicialmente formado, pensa no que colocar no texto e da forma como se pretende organizá-lo e, antes de começar a redigir, estabelece uma pequena "conversa" com a professora para a informar do que vai fazer.
III - Textualização
Projecção da continuação do texto: a Prof.ª vai solicitando os diversos grupos a lerem para a turma a parte do texto já escrito; a partir daí, deverão apresentar aos colegas o que tencionam continuar a escrever até ao final do texto. (Nota: este processo terá continuidade nas aulas seguintes)
Texto final: 1 exemplo

Sem comentários:

Enviar um comentário