Descritor de desempenho: Desenvolver a capacidade de prever, observar e concluir.
Experiência de Aprendizagem: Preparação da actividade experimental (material e procedimento). Registo dos resultados obtidos e conclusão.
Material:
- três copos iguais com a mesma quantidade de diferentes solventes (líquidos) :
. água
. azeite
. álcool
- três rebuçados (soluto) com a mesma massa.
Procedimento:
1 - Deita os solventes nos copos destinados para o efeito, etiquetando-os com o nome do
solvente que contem.
2 - Coloca um rebuçado em cada copo.
3 - Aguarda alguns minutos... E agora? O que achas que vai acontecer aos rebuçados?
Questão-problema: o tipo de solvente influencia a dissolução de um determinado material (soluto)?
Resultados obtidos:
No mesmo período de tempo, um rebuçado dissolveu-se, outro iniciou o processo de dissolução e outro não se dissolveu.
Conclusão:
O tipo de solvente (liquido) influencia o tempo de dissolução de um determinado soluto (material): o rebuçado que estava no copo que continha água dissolveu-se; o que estava no copo com azeite iniciou o processo de dissolução de forma muito lenta e o que estava no copo com álcool não se dissolveu.
Parabéns pela actividade e pela apresentação do blog. Continuação do bom trabalho.
ResponderEliminarugo