25 de janeiro de 2010

Um Pombo Curioso

Competência específica: Expressão oral; Escrita.
Descritor de desempenho: Usar o vocabulário adequado ao tema e à situação; Cuidar da apresentação final dos textos.
Experiências de aprendizagem: Leitura do conto “Um Pombo Curioso”, salientando os adjectivos; Em grupo, descobrir novas palavras que mantenham relação de sinomia com os adjectivos do texto e, em consenso, substituir os do texto pelos que o grupo considera mais adequados. Cada grupo explica à turma a metodologia de trabalho, lê o texto, enquanto os outros grupos deverão acrescentar ao próprio registo os novos adjectivos que aparecem agora no texto que ouvem(alterado), mas não encontrados pelo respectivo grupo; Debate final sobre o trabalho.


Um Pombo Curioso

Pascoal era um pombo-correio lindíssimo que parecia destinado a grandes voos. Mas uma particularidade tornava-lhe a vida bastante difícil: odiava participar em corridas.
Os outros pombos-correios orgulhavam-se de serem os primeiros a chegar ao seu destino, de serem mais rápidos e transportar mensagens e entusiasmavam-se imenso nas competições. Agora ele, não. Queria era que o deixassem em paz. Pascoal adorava ficar até tarde no ninho acordar sem pressa e depois ir debicar milho à vontade.
De manhã, sentia-se sempre bastante ensonado. Só arrebitava à tarde, já de papo cheio. Mas na sua opinião, a melhor maneira de aproveitar a tarde era dar grandes passeios sobrevoando os campos para conhecer zonas cultivadas e zonas de plantas bravias, as tocas dos coelhos, as sombras preferidas dos viajantes.
Sentia-se feliz sempre que fazia uma nova descoberta porque tinha nascido curioso e interessado pelo que se passava no mundo.
O dono aborrecia-se com aquela maneira de ser. Onde é que já se viu um pombo-correio distraído e preguiçoso? Não se conformava insistia nos treinos, ralhava, tentava incentivá-lo.
.
In Contos de Um Mundo com Esperança
de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
.

1 comentário: