Descritor de desempenho - Manipular os sons da língua e observar os efeitos produzidos: segmentar e reconstruir a cadeia fónica; discriminar os sons da fala.
Experiência de aprendizagem: - Leitura de um texto com frequentes palavras que imitam sons produzidos por animais, objectos ou fenónemos naturais (onomatopeias); Em grupos, contruir textos com onomatopeias. Dar a conhecer os trabalhos produzidos.
hiiiiii faz o cavalo
iiii-pom faz o carro a tentar travar
có-có-ró-có-có faz o galo.
Gri-gri-gri-gri faz o grilo
ze-ze-z faz a abelha
hió-hió-hió faz o burro
mééééé faz a ovelha.
Plim-plim-plim faz a chuva
trás-trás-trás leva uma chapada
ééééééé faz o bebé
chiu, está calada!
Meeee faz a ovelha
Ah-ah-ah-ah faz a bruxa.
Ze-ze-ze faz a abelha
rrrrr faz o fecho.
Ou-ou-ou-ou faz o Pai Natal
gri-gri-gri faz o grilo.
Trus-trus-trus faz o portal
iiii-pom fazem os foguetes.
Mééé, faz a ovelha,
O fantasma faz buuu,
Bzzz, faz a abelha,
A vaca faz muuu.
Plimplimplim cai a chuva,
Truz-truz, bate o menino à porta,
A menina tira a uva,
A mãe faz a compota.
Grrr, faz o leão,
O avô vai correr,
Ão-ão-ão, faz o cão,
O rato parou de roer.
Triim-triim, faz a campainha
Miau-miau, faz o gato.
Trreque-trreque faz a mala,
Ah-ah-ah, ri-se o Luís.
Pum-pum, dispara a bala,
Che-che-che faz o chafariz.
Ai-ai, queixa-se o Gabriel,
Traque-traque faz a capa.
Ree-ree, faz o papel,
Uau, diz o Rui ao ver o mapa.
.
Grupo E
.
Hi-hi-hi, faz o rato
Huuuu-huuuu, faz o fantasma Barnabé.
Truz-truz-truz, batem à porta.
Ah- ah-ah, a criança ri-se.
Pum, rebenta o balão.
Uébete-uébete, faz o sapo.
Ão-ão-ão, faz o cão!
texto - onomatopei... |
Sem comentários:
Enviar um comentário