16 de novembro de 2009

Meus senhores, eu sou...

Competência específica: Leitura.
Descritor de desempenho: Produzir e recriar lengalengas; reconhecer globalmente palavras frequentes e gramaticalmente indispensáveis, no caso que.
Experiência de aprendizagem: - Construir uma chave que tenha escrito nela a palavra que.
- Com as crianças sentadas em círculo, a professora lê toda a lengalenga; discussão da lengalenga e descoberta pelas crianças que é possível prolongá-la interminavelmente, bastando para isso prolongá-la através da chave que.
- Em seguida a professora lê a primeira parte da lengalenga e passa a chave ao grupo que está à sua direita.
- O grupo repete e prolonga a lengalenga, acrescentando um outro objecto seguido da frase relativa que o caracteriza, ao mesmo tempo que levanta a chave que e a passa ao grupo seguinte.
- A lengalenga prolonga-se sempre com a repetição de todo o conteúdo anterior até que todos os grupos tenham participado.
- Em pequenos grupos, produzir e recriar uma nova lengalenga, partindo de "Aqui está a chave/ que abre a porta/ do castelo/ de Chuchurumel."
- Dar a conhecer os trabalhos produzidos.


Lengalenga apresentada por: António Castanheira; Voz: Cristiana Paço
. Exp. Aprendizagem: exploração da lengalenga.








Castelo de Chuchurumel
Aqui está a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.

Aqui está o rei
Que tem a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.

Aqui está o soldado
Que guarda o rei
Que tem a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.

Aqui está a espada
Que mata o soldado
Que guarda o rei
Que tem a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.

Aqui está o homem
Que pega na espada
Que mata o soldado
Que guarda o rei
Que tem a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.

Aqui está a morte
Que leva o homem
Que pega na espada
Que mata o soldado
Que guarda o rei
Que tem a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Francisco Adolfo Coelho,
Jogos e Rimas Infantis, Lisboa, Relógio d'Água, 1992
Se gostas de lengalengas, entra no Espaço Poético. Clica aqui

1 comentário: