22 de março de 2010

A Primavera

Competência específica: Leitura e escrita.
Descritor de desempenho: Ler pequenos textos de acordo com orientações Escrever diferentes textos mediantes proposta do professor (poesia: caligramas, acrósticos) previamente estabelecidas.
Experiências de aprendizagem: A partir da matéria explorada no âmbito da área de Estudo do Meio (As estações do ano): Em pequenos grupos, registar na ficha "Actividades de pré-textualização" as ideias ou informações para colocar no texto "A Primavera", tendo por base a realização de pesquisas, conhecimentos já adquiridos, etc.
Cada grupo inicialmente formado, pensa no que colocar no texto poético e a forma como pretende organizá-lo, utilizando a disposição das palavras, tipografadas ou caligrafadas, para procurar representar o conteúdo do poema, e, antes de começar a redigir, estabelece uma pequena "conversa" com a professora para a informar do que vai fazer.
Projecção da continuação do texto: a Prof.ª vai solicitando os diversos grupos a lerem para a turma a parte do texto já escrito; a partir daí, deverão apresentar aos colegas o que tencionam continuar a escrever até ao final do texto.

Sem comentários:

Enviar um comentário